
1- Inicialmente é importante ouvir, ouvir e ouvir. Você passou os primeiros anos de sua vida ouvindo, recebendo informações. A fala não acontece simultaneamente. Faça o mesmo com o inglês.
2- Comece a dar prioridade ao amplo, aos aspectos gerais. Dê menos importância às minúcias e às regras gramaticais (fundamentais para textos e literatura, mas não para adquirir fluência).
3- Concentre sua atenção nos sons, nos ritmos e entonação. Como uma música que você ouve no rádio e consegue cantarolar, mas não se lembra da letra. Focalize mais a “música” do que a “letra” ao ouvir pessoas falando inglês.
4- Não se preocupe excessivamente em entender cada palavra, se preocupe em observar as expressões faciais, os gestos e a forma como as pessoas falam.
5- Valorize ao máximo o que sabe. Ao ouvir uma frase com dez palavras, onde há duas que não conhece, muita gente concentra toda atenção exatamente naquelas duas que não entende e acaba não compreendendo nada. Comece a procurar significados a partir do que entende, do que é familiar.
6- Seja mais receptivo. Aceite os sons estranhos, as expressões que não têm correspondentes em português, as características do novo idioma, sem restrições. Derrube barreiras!
7- Relaxe e divirta-se com seu aprendizado. Tensão e ansiedade de aprender rapidamente acabam causando verdadeiros bloqueios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário