quinta-feira, 28 de abril de 2011

POPEYE E SEU "MAU INGLÊS"

Um fato pouco conhecido no Brasil sobre Popeye, é que ele fala errado nas dublagens originais em inglês. Ele fala: "me" quando deveria falar: "my" (que em português seria como se ele falasse "d'eu" em vez de "meu"). Isso pode ser observado em um verso da sua canção tema "I'm Popeye, the sailorman", em que ele fala: "me spinach" (espinafre "d'eu") quando o certo seria "my spinach" ("meu" espinafre).


Em Singapura os desenhos de Popeye foram proibidos de passar nas estações locais de TV durante os anos 80, porque os educadores e professores de Singapura temiam que o "mau inglês" usado por Popeye em seus diálogos incentivasse as crianças a falar errado.


No Brasil Popeye foi dublado com essa característica de falar errado apenas em 2004, quando foi lançado o filme de animação em 3D Popeye a procura do Vovô "Popeye's Voyage: The Quest for Pappy" (que foi dublado nos estúdios da Marshmallow). Pela primeira vez Popeye foi dublado falando errado, o "me" foi adaptado para "dieu" em português, por isso no filme de vez em quando Popeye fala coisas como: "A Olívia dieu", "o Gugu dieu" ou "o amigo dieu".


CURIOSIDADE


* Popeye foi caolho do olho direito até o final da década de 40. Depois disso, começaram a fazer os desenhos animados com ele sempre trocando o olho fechado (uma hora o direito e outra hora o esquerdo), mas só nas animações, porque nas histórias em quadrinhos ele continuou sempre só com o olho direito fechado.


* O nome "Popeye" significa "olho estourado" em inglês ("pop eye").


* O nome da Olívia Palito em inglês é "Olive Oyl", um trocadilho com "olive oil", que significa azeite de oliva. O mesmo acontece com seu irmão, que se chama "Castor Oyl", que quer dizer óleo de rícino ("castor oil").


* Brutus já teve dois nomes em inglês. O primeiro foi "Bluto", que foi criado pela Paramount. Depois, quando a King Features Syndicate passou a produzir sozinha os desenhos do Popeye, eles não puderam usar o nome, por ser propriedade da Paramount. Então, criaram o nome "Brutus" (que sempre foi esse no Brasil). Mas nas histórias em quadrinhos ele já foi chamado de "Mean Men", "Barnacle Bill", entre outros nomes.


* Popeye se casou duas vezes com a Olivia nas histórias em quadrinhos. A primeira vez foi em 1983, quando a Editora Ocean Comics decidiu que estava na hora de Popeye se casar com Olivia. Mas não foi uma boa idéia, pois isso encerraria o triangulo amoroso com Brutus, o que desagradou os fãs, e a editora teve que fingir que nada aconteceu e continuar as histórias como antes. Na segunda vez, em 1999, a Ocean Comics tomou os cuidados necessários para que não fosse igual da primeira vez: fizeram a história com a idéia de como teria sido se isso acontecesse.


* No desenho animado do Popeye qualquer pessoa que comesse o espinafre ganharia super força, mas no filme de 1980 o espinafre só funcionava com pessoas da família do Popeye.


* Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre. As mães convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes.


* No Brasil, Popeye estreiou em 1936 e foi publicado em mais de 50 tiras de jornais, originalmente ele teria o seu nome traduzido para "Brocoió" no Brasil, mas o nome não fez sucesso e acabou ficando Popeye mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário